O que é realidade estendida (xr)?
O termo realidade estendida compreende a realidade virtual (VR), realidade aumentada (AR), realidade mista (MR) e outras tecnologias que envolvem o mundo real e os mundos simulados. Ao contrário do que muitos pensam, o foco principal dessas tecnologias não está apenas no entretenimento e em ferramentas para jogos, mas sim em uma ampla gama de inovações, como na medicina para realização de cirurgias, no esporte com o treinamento de atletas, em aplicativos que aumentarão a produtividade de empresas e em fábricas com o desenvolvimento de protótipos.
Presume-se que os gastos do consumidor com XR aumente de US $ 5 Bilhões (2018) para US $ 40 Bilhões até 2023. No meio corporativo, é provável que o valor seja ainda mais expressivo, passando de US $ 4 Bilhões para US $ 121 Bilhões no mesmo período.
Os termos podem confundir um pouco, então vamos explicar a diferença entre VR e AR.
A realidade virtual (VR), em inglês virtual reality, é uma tecnologia que te leva para um novo ambiente, como entrar em um jogo. Já o termo AR vem de realidade aumentada, ou em inglês augmented reality, nesse caso os cenários são exibidos com base onde o usuário se encontra. No caso da realidade mista (MR), ou em inglês mixed reality, ocorre a projeção de objetos virtuais como no caso da AR, porém com uma diferença, os objetos são “espacialmente cientes e responsivos”, o que permite que os usuários interajam totalmente com as imagens 3D projetadas.
Veja abaixo 3 exemplos de aplicações distintas dessas tecnologias:
Trailer do jogo Viking Days, em VR:
Uso de AR (Realidade Aumentada) em uma aula de Química:
Exemplo de MR (Mixed Reality):
Como será o futuro com essas tecnologias?
Estudos utilizando VR, AR e MR, mostram os resultados desde a década de 60, quando Tom Furness iniciou as pesquisas sendo considerado o “Avô da Realidade Virtual”, a partir de então o uso dessa ciência só evoluiu. Lembrando que nenhuma dessas tecnologias conflitem entre si, elas se unem para agregar.
Na medicina as aplicações mais comuns são na parte de educação, treinamento de residentes, plano pré-operatório e na orientação transoperatória. Uma nova aplicação em estudo é na parte de neurocirurgia, sendo usado na neuronavegação para aumentar a eficiência e acurácia da cirurgia.
Na indústria da arquitetura, engenharia e construção os avanços em Building Information Modeling (BIM) aliado a XR tem muitas aplicações. Mesmo que adotadas de forma lenta no Brasil, algumas opções de uso são: treinamentos de segurança, melhoria da visualização do projeto e comunicação BIM, ferramentas imersivas baseadas no BIM, economia de tempo e custo para compreensão das preferências dos usuários finais.
A união dessas tecnologias pode ser uma ferramenta fundamental para a construção e o desenvolvimento de cidades inteligentes, com um processo mais eficiente.
Fontes:
Fiani B, De Stefano F, Kondilis A, Covarrubias C, Reier L, Sarhadi KJ, Virtual Reality in Neurosurgery: “Can you see it?” A Review of the Current Applications and Future Potential World Neurosurgery (2020), doi: https://doi.org/10.1016/j.wneu.2020.06.066.
Noghabaei M, Heydarian A, Balali V, Han K. Análise de tendências na adoção de realidade virtual e aumentada na indústria de arquitetura, engenharia e construção. Dados . 2020; 5 (1): 26. https://doi.org/10.3390/data5010026