fbpx

BLOG

Profissões do futuro? Veja 15 profissões que estão em alta para 2021

Em 4 de fevereiro de 2021 às 23:04 | Carreira

Muito se fala sobre as profissões que irão bombar no futuro, quando, em sua maioria, elas já estão bombando! De acordo com um levantamento realizado pela rede social LinkedIn, setores da área da Saúde e TI são os que mais cresceram no ano de 2020. Confira agora quais são os cargos e competências que estão em alta em 2021 e que vão perdurar por mais algumas décadas.


O ano de 2020 foi marcado pela maior taxa de desemprego que o Brasil já viu, chegando a marca de 14 milhões de pessoas em busca de trabalho. Por outro lado, muitas profissões novas têm ganhado destaque no mercado de trabalho, principalmente nas áreas de Saúde e Tecnologia, como nos mostra uma análise feita pelo LinkedIn.

Foto ilustrativa: Saúde e Tecnologia foram as categorias que mais obtiveram avanço em 2020.

Saúde e Tecnologia foram as categorias que mais obtiveram avanço em 2020. Foto: Unsplash

Segundo a maior plataforma de empregos do mundo, os empregos em alta são definidos como as categorias de carreira que tiveram o maior crescimento em termos de contratações de um ano para o outro. Portanto, os dados analisados constam de abril a outubro de 2020.

Para tal foram analisados mais de 15 mil cargos em 15 categorias distintas. Confira abaixo as áreas que mais cresceram e que com certeza continuarão em alta este ano:

 

Médicos Especializados

Como já era de se esperar, a área da saúde teve um grande avanço no ano de 2020, sendo que os cargos mais procurados são os de médicos especialistas. A categoria de enfermeiros de terapia intensiva, por exemplo,  teve alta recorde de 820% em relação a 2019.

    • Principais competências em alta: enfermagem em terapia intensiva, farmácia clínica, medicina, fisioterapia, terapia ocupacional e biologia. 
    • Cargos mais comuns: enfermeiro(a) de terapia intensiva, enfermeiro(a) de saúde pública, enfermeiro(a) de pronto-socorro, clínico geral, fisioterapeuta, farmacêutico(a), médico(a) e especialista clínico.

 

Cargos em Tecnologia

Com as empresas e o estilo de vida migrando massivamente para o ambiente digital, profissionais de TI e áreas afins foram muito mais requisitados, sendo o maior número de vagas remotas das 15 categorias de empregos em alta, com 20% do total.

  • Principais competências em alta: Git, Unity, JavaScript, React.js, Scrum, design de experiência do usuário (UED), SQL, design de interface do usuário e Cascading Style Sheets (CSS).
  • Cargos mais comuns: engenheiro(a) de software, desenvolvedor(a) de back-end, desenvolvedor(a) de jogos, desenvolvedor(a) de front-end, consultor(a) de design de produto, designer de interface do usuário, desenvolvedor(a) de web e analista de segurança cibernética. 

 

Farmacêuticos e pesquisadores

Em resposta ao Covid-19, o Brasil foi um dos países que investiu muito em projetos de pesquisa relacionados ao vírus. Organizações de pesquisa como o Instituto Butantan, o IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre as empresas que mais contrataram em 2020.

  • Principais competências em alta: monitoramento clínico, boas práticas clínicas (BPC), boas práticas de laboratório (BPL), pesquisa clínica, bioquímica, hematologia e 5S.
  • Cargos mais comuns: Técnico(a) em medicina, cientista de laboratório médico e assistente de laboratório. 

 

Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Outra área que teve grande influência da pandemia foi o setor de negócios. Portanto, a necessidade de profissionais qualificados para orientar empresas e clientes a tomar decisões de investimento estratégico aumentou consideravelmente. Cargos como diretor executivo, especialista em vendas e diretor de vendas tiveram um aumento no número de contratações no ano passado.

  • Principais competências em alta: boa negociação, gestão comercial, e-commerce, pré-vendas, planejamento de negócios, negociação, gestão de vendas.
  • Cargos mais comuns: especialista em vendas, gerente de vendas, assistente operacional de vendas. 

 

Especialistas em e-commerce

Outra área que teve um salto em 2020 foi o setor de e-commerce. Por conseguinte, as contratações para esse grupo subiram 43%, com muitos negócios tendo que se adaptar às vendas online. 

  • Principais competências em alta: gestão de e-commerce, gerenciamento de logística, produtos SAP, operações de depósito, controle de estoque e gerenciamento da cadeia de suprimentos.
  • Cargos mais comuns: diretor(a) de cadeia de suprimentos, técnico(a) em logística, analista de estoque, operário(a) de estoque, gerente de e-commerce, analista de e-commerce.

 

Profissionais autônomos de conteúdo digital

O consumo de conteúdo em vídeo e nas mídias sociais já vinha crescendo, mas disparou durante a pandemia. Dessa forma, muitos profissionais autônomos aproveitaram essa oportunidade para divulgar seu conteúdo online e ganhar visibilidade. Além disso, empresas tiveram que adaptar sua abordagem de negócios para continuar vendendo, o que acarretou em uma grande contratação de coordenadores de conteúdo e editores de vídeo (74%), para estabelecer uma presença online mais forte. 

  • Principais competências em alta: experiência em podcasts, YouTube, marketing digital e edição de vídeos.
  • Cargos mais comuns: podcaster, Youtuber, coordenador(a) de conteúdo e editor (a) de vídeo.

Especialistas em marketing digital

Seguindo a mesma lógica da categoria anterior, os cargos de gestão de mídias sociais e marketing digital também cresceram. Embora os orçamentos de marketing tenham sido reduzidos, foi observado um aumento na demanda por cargos focados em alternativas inovadoras ao marketing tradicional, como especialista em desenvolvimento e produtor de conteúdo.

  • Principais competências em alta: marketing de influência, marketing digital, growth hacking, experiência de usuário (UX), mídias sociais, Search Engine Optimization (SEO).
  • Cargos mais comuns: gerente de mídias sociais, especialista em estratégias de posicionamento, consultor(a) de marketing digital, produtor(a) de conteúdo e redator(a) para experiência do usuário.

 

Profissionais de finanças

Profissionais financeiros, de consultores a executivos, também foram muito requisitados neste ano de incertezas, que afetou consideravelmente a economia de nosso país. Bancos e corretoras responderam por grande parte das contratações nesse setor.

  • Principais competências em alta: serviços bancários, negociação, planejamento de negócios, investimentos, finanças corporativas, mercado de capitais e análise financeira.
  • Cargos mais comuns: diretor(a) financeiro(a), corretor(a) de ações, consultor(a) de serviços financeiros, contador(a), supervisor(a) de contas a receber e bancário(a).

 

Telemarketing

As contratações no setor de telemarketing cresceram 67% em 2020. Esta categoria também registrou um grande número de transições de carreira, com pessoas migrando de cargos como caixa e vendedor para posições de telemarketing.

  • Principais competências em alta: telemarketing, atendimento ao cliente, vendas, etiqueta ao telefone.
  • Cargos mais comuns: representante de telemarketing, operador(a) de telemarketing e especialista em telemarketing.

 

Cargos de apoio à saúde

Como vimos, o setor de saúde foi o principal afetado no ano de 2020. Por isso, esta categoria teve um crescimento de 64% nas contratações, com cargos como balconista de farmácia e encarregado médico com a maior demanda.

  • Principais competências em alta: experiência em farmácia e com medicamentos, funções de recepcionista, atendimento ao paciente, análises clínicas e gestão de saúde.
  • Cargos mais comuns: assistente de farmácia, consultor(a) de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado(a) médico(a), coordenador(a) médico.

 

Serviços criativos

Com a redução dos orçamentos, muitas empresas contaram com profissionais autônomos, de escritores a ilustradores, para trabalhar com base em projetos. Para cargos de ilustradores, houve um aumento de 67% no número de contratações entre 2019 e 2020.

  • Principais competências em alta: ilustração, arte, ZBrush, jornalismo, design gráfico, modelagem 3D, redação, Adobe Illustrator.
  • Cargos mais comuns: ilustrador(a), artista 3D, redator(a), figurinista e designer gráfico.

 

Análises de dados

Cargos de análise de dados mantiveram um crescimento constante ao longo dos anos, e em 2020 não foi diferente. A necessidade de direcionar operações de negócios para um ambiente online e garantir que processos de dados operassem com eficiência foi ainda maior para as empresas. Cargos de engenheiro de dados e analista de desempenho para orientar a transformação digital e monitorar a execução de serviços foram altamente demandados.

  • Principais competências em alta: Apache Spark, Hadoop, SQL, Python, ciência de dados, Tableau e Google Analytics.
  • Cargos mais comuns: engenheiro(a) de dados, analista de dados, analista de desempenho e analista de validação.

 

Cargos de sucesso de clientes

Com as restrições impostas, empresas precisaram reinventar suas maneiras de atender seus clientes, o que propiciou um crescimento de 37% na contratação de cargos de sucesso de clientes. Esse crescimento engloba cargos do setor de varejo e call center, com empresas migrando massivamente para métodos de atendimento virtual. 

  • Principais competências em alta: atendimento ao cliente, experiência do cliente, negociação, planejamento de negócios, liderança de equipe e central de atendimento.
  • Cargos mais comuns: atendimento ao cliente, líder de equipe de atendimento ao cliente, especialista em central de atendimento, gerente de sucesso do cliente, parcerias estratégicas e gerente de experiência do cliente.

 

Profissionais do setor de varejo

Em um ano em que foi necessário redirecionar estratégias, transferir a operação para o ambiente online e lidar com o crescimento no fluxo de suporte ao cliente, profissionais de varejo foram destaque para buscar soluções inovadoras e dar assistência as empresas mais tradicionais.

  • Principais competências: vendas no varejo, merchandising, vendas, atendimento ao cliente e marketing.
  • Cargos mais comuns: especialista em varejo e especialista em merchandising.

 

Especialistas em saúde mental

Infelizmente, o coronavírus não afetou as pessoas apenas fisicamente, mas também mentalmente. Isso fez com que as contratações de especialistas em saúde mental aumentassem 34%. 

  • Principais competências: psicoterapia, psicologia, psicologia de aconselhamento e saúde mental.
  • Cargos comuns: psicoterapeuta e psicólogo(a) clínico(a).

Fontes: UOL, Exame, G1


Quer melhorar sua colocação no mercado de trabalho? Fazer uma transição de carreira para alguma dessas áreas? Conheça nossos cursos clicando aqui.


Veja Também

Manual do Render Ideal: Como compreender e aprimorar o uso dessa tecnologia

Manual do Render Ideal: Como compreender e aprimorar o uso dessa tecnologia

A renderização é um método pelo qual se alcança o produto final de um processamento...
5 benefícios do uso da Realidade Virtual em Pesquisas Científicas

5 benefícios do uso da Realidade Virtual em Pesquisas Científicas

Autor: Brainpro Tecnologia Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, identificaram 5 vantagens do...
5 principais dúvidas sobre Casas Inteligentes – e suas respectivas respostas

5 principais dúvidas sobre Casas Inteligentes – e suas respectivas respostas

Segundo a Associação Brasileira de Automação Residencial e Predial (AURESIDE), o uso de automação residencial...
Descomplicando o AutoCAD #1 – Como configurar Cotas Anotativas no AutoCAD 2019

Descomplicando o AutoCAD #1 – Como configurar Cotas Anotativas no AutoCAD 2019

Você tem dificuldades para configurar suas cotas no AutoCAD 2019? Manter o projeto com as...