O BI tradicional surgiu na década de 60 como um sistema para compartilhar informações nas empresas. Nos anos 80, esse sistema foi se desenvolvendo juntamente com os modelos computacionais para ajudar na tomada de decisões e transformar os dados em informações antes de se tornar um recurso especifico oferecido pelas equipes de BI com soluções de serviço dependentes da TI. No caso das soluções de BI modernas, elas priorizam a análise de autoatendimento flexível, dados governados em plataformas confiáveis, a autonomia dos usuários comerciais e o acesso rápido à informação.
Hoje, o Business Intelligence é um conjunto de ferramentas que ajuda as organizações a analisar dados históricos e atuais, com o objetivo de ter insights e tomar decisões mais estratégicas. Ele engloba análise empresarial, mineração de dados, visualização de dados, ferramentas/infraestrutura de dados e práticas. Tudo isso é possível após o BI processar grandes conjuntos de dados em várias fontes e apresentar as descobertas a partir de formatos visuais fáceis de entender e compartilhar. Mas, como o Business Intelligence funciona?
Para transformar dados brutos em insights, podemos dividir a metodologia de Análise de Dados com o BI em quatro etapas principais.
Etapa 1. Colete e transforme dados de várias fontes
Comumente, as ferramentas de BI utilizam o método ETL (extração, transformação e carreamento) para agregar dados estruturados e não estruturados de várias fontes. Esses dados são então modificados e remodelados antes de serem salvos em um local central, para que os aplicativos possam facilmente analisá-los e consultá-los como um conjunto de dados amplo.
Etapa 2. Descubra tendências e inconsistências
Descoberta de dados, ou em inglês date mining, geralmente usa automação para analisar os dados e encontrar padrões e exceções que fornecem insights do estado atual dos negócios. As ferramentas de BI normalmente apresentam muitos tipos de modelagem e análise de dados (contendo exploratória, descritiva, estatística e preditiva) que examinam ainda mais os dados, preveem tendências e fazem recomendações.
Etapa 3. Use a visualização de dados para apresentar descobertas
O BI usa relatórios com visualização de dados para dar um entendimento mais fácil as descobertas e assim compartilhá-las. Os procedimentos de relatório incluem painéis de dados interativos, gráficos e mapas que auxiliam os usuários a enxergar o que está acontecendo nos negócios no momento.
Etapa 4. Tome medidas com base nos insights em tempo real
A capacidade de passar rapidamente dos insights para a ação, a partir da apresentação dos dados atuais e históricos no contexto das atividades, dá as empresas um grande poder. Permitindo ajustes em tempo real e mudanças estratégicas de longo prazo que eliminam ineficiências, adaptam-se às mudanças do mercado, corrigem problemas de fornecimento e ajudam a resolver adversidades com clientes.
Quer aderir ao Business Intelligence? Conheça nosso Curso Completo de Excel Avançado + Power BI. Nele, você poderá se capacitar para atuar em qualquer empresa que necessite de profissionais qualificados para mensurar e analisar dados e métricas de forma a tomar decisões mais acertadas.
E ao aderir e conhecer ao Business Intelligence, o que irá mudar na minha empresa?
Como o conjunto de ferramentas de BI potencializam a análise de informações e a avaliação de performance, elas são muito valiosas para ajudara reduzir ineficiências, sinalizar problemas em potencial, encontrar novos fluxos de receita e identificar áreas de crescimento futuro. Todos dentro da empresa podem usar essas ferramentas, ela não é mais usada apenas por analistas de dados e usuários de TI.
A Microsoft pontuou 6 benefícios ligados ao BI para uma empresa:
- Maior eficiência dos processos operacionais;
- Insight do comportamento do cliente e dos padrões de compra;
- Acompanhamento preciso de vendas, marketing e performance financeira;
- Parâmetros de comparação claros com base em dados históricos e atuais;
- Alertas instantâneos sobre anomalias de dados e problemas do cliente.
- Análises que podem ser compartilhadas em tempo real entre departamentos.
Fonte: Microsoft