A renderização é um método pelo qual se alcança o produto final de um processamento digital. Esse produto é a combinação de um material bruto digitalizado como imagens, vídeos e áudios e os recursos incorporados ao software, como por exemplo transições, legendas e efeitos. Assim, quando um ou mais arquivos são transformados em um render, o objetivo final é sempre o de melhorar a experiência do usuário.
Na criação de projetos dentro da arquitetura e engenharia essa ferramenta é bastante requisitada, e em alguns momentos indispensável! Para compreender melhor como usar essa técnica e transformar um render mediano em algo impressionante, devemos pensar sobre alguns pontos da imagem. São eles: a Linguagem; Atmosfera; Luz e Sombra; Câmera; Materiais e Texturas; Objetos e Vegetação; Figuras Humanas/Calungas. Saiba mais sobre cada ponto aqui.
Segundo o CURA, dentro do escritório de arquitetura deve ser desenvolvido um processo no qual tanto o 3D como o Render fazem parte da criação dos projetos, evitando que sejam apenas elementos de apresentação. Eles consideram que a partir disso são tomadas decisões mais assertivas da espacialidade da arquitetura e suas aberturas, além de ajudar a definir as materialidades e cores.
Mas, qual software de render devo escolher?
Por existir diversas opções no mercado, o melhor software para você será aquele que te ajuda a alcançar seus objetivos com maior facilidade. Uma vez que cada qual possui sua particularidade, que deve ser explorada e aplicada aos projetos. Por isso, recomendamos estudar um pouco sobre cada software, considerando o que você deseja projetar, o processo de criação e o resultado final, avaliando assim os prós e contras para seu trabalho. Alguns exemplos de softwares mais utilizados atualmente são: Lumion, V-Ray, Twinmotion, Mentalray e Enscape. Saiba mais sobre cada render aqui.
Quer se tornar um profissional requisitado através dos renders? Conheça nosso Curso Completo de Sketchup e Render! Nele você aprende a usar não só o Sketchup para fazer suas maquetes eletrônicas, mas também aprende a usar o V-Ray e o Lumion para criar renders impressionantes a partir delas! E mais, você também aprenderá a usar a Realidade Virtual ao seu favor para apresentar projetos de uma forma mais dinâmica, gerando uma verdadeira experiência para seus clientes atuais e futuros.
Confira quando será a próxima turma em nossa agenda! Se preferir, fale com um de nossos consultores.