fbpx

BLOG

Construção Civil: Impressão 3D elevada ao próximo nível

Em 14 de abril de 2021 às 15:39 | 3D

A empresa italiana Mario Cucinella Architects está propondo um novo modelo de habitação. Trata-se de uma casa impressa totalmente em 3D com materiais orgânicos.


Atualmente as impressões 3D estão ganhando diversas aplicações, e uma delas é na construção de casas, isso mesmo, casas sendo construídas a partir de impressoras 3D. As principais vantagens para desenvolver esse projeto é a rapidez, sustentabilidade e menor custo de produção. O que leva a repensar o modelo de casa atualmente, com essa reflexão e unida a tecnologia, arquitetos e construtoras enxergam como um desafio a ser concluído e inspiram diversas pessoas.

Um exemplo é a união das empresas MC A – Mario Cucinella Architects e WASP, o quais deram vida ao projeto de um novo habitat sustentável com um conceito totalmente novo de casa. Tal conceito foi denominado TECLA, motivado pelo termo das cidades invisíveis imaginado por Ítalo Calvino em “As cidades invisíveis”, o que remota a possibilidade de criação de uma nova cadeia de construção que abraça a estratégia sustentável na eliminação de desperdícios e resíduos ao longo do processo. Para alcançar o objetivo, o material de impressão escolhido deveria ser natural, foi então feito com o solo local cru.

TECLA é concebida como uma célula básica, suas formas e características podem ser modificadas de acordo com o clima e o contexto local, o que possibilita a agregação de vários contornos para melhor adaptar as casas aos locais onde serão enxertadas.

O protótipo está localizado na cidade de Massa Lombarda, região de Emília-Romanha, na província de Ravena, Itália. Ele é composto por duas cúpulas que se interpenetram, possui uma área de estar, projetada em open-space, e uma área de dormir com um pequeno banheiro. Na parte exterior, um pequeno lado recolhe a água da chuva e as águas cinzentas que, através de um processo de fitodepuração, são reaproveitadas para o jardim, ao passo que uma segunda cúpula produz energia limpa por meio de painéis solares e termômetros. O objetivo é fazer do TECLA um protótipo de uma casa totalmente independente da rede. Os idealizadores do projeto acreditam que esse exemplo pode evoluir e expandir para o espaço circundante.

A empresa WASP executa o projeto, que está sendo construído com várias impressoras 3D operando ao mesmo tempo. Cada unidade impressora possui uma área para impressão de 50 metros quadrados, com isso permite-se a construção de módulos independentes, criando qualquer formato em poucos dias.

Créditos das imagens: Ciclovivo, MC A


“Refazer a aventura da construção em terra crua significa refazer a história da humanidade”, diz Mario Cucinella- Fundador e diretor criativo da Mario Cucinella Architects.

Confira mais detalhes sobre o projeto na reportagem abaixo ?

Saiba mais sobre o projeto no site da MC A.

Créditos da imagem destacada: CicloVivo 


Veja Também

Manual do Render Ideal: Como compreender e aprimorar o uso dessa tecnologia

Manual do Render Ideal: Como compreender e aprimorar o uso dessa tecnologia

A renderização é um método pelo qual se alcança o produto final de um processamento...
Marcas no metaverso: O que elas estão aprendendo?

Marcas no metaverso: O que elas estão aprendendo?

Imagem destacada: Zed Run                   “O futuro...
Projetista Cadista: O que é e qual a média salarial?

Projetista Cadista: O que é e qual a média salarial?

O projetista cadista é o profissional que desenvolve projetos, especifica equipamentos e materiais usados para...
Descomplicando o AutoCAD #1 – Como configurar Cotas Anotativas no AutoCAD 2019

Descomplicando o AutoCAD #1 – Como configurar Cotas Anotativas no AutoCAD 2019

Você tem dificuldades para configurar suas cotas no AutoCAD 2019? Manter o projeto com as...