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Já falamos sobre o crescimento do uso da Realidade Estendida na Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) em um artigo anterior, que você pode conferir clicando aqui. Mas, o que muitos ainda não sabem é que a XR passou a ser uma inovação também para o varejo de móveis, que teve um grande aumento na procura durante este período pandêmico.
Ir além do básico e encantar ainda mais o cliente são pontos importantes para quem trabalha nessa área, e a XR pode auxiliar nesse processo. Mesmo com uma vasta gama de vantagens competitivas que a XR pode oferecer, hoje iremos citar apenas 7 delas.
1. Experiência de compra diferenciada
Todo diferencial na hora da venda que tem o poder de cativar os clientes se tornam estratégias de mercado. Nesse sentido, o uso da XR nesse meio é uma boa alternativa. Um exemplo é a rede Via Varejo, que no início de 2018 implementou em suas lojas dispositivos de realidade virtual (VR). Por meio dos óculos VR o cliente pode visualizar todos os produtos do departamento de móveis em diferentes ambientes, como sala, quarto e cozinha, além de modificar as cores e texturas e até abrir gavetas e portas. Isso faz com que o consumidor vivencie uma experiência de compra distinta daquela tradicional, e o instigue a comprar.
2. Personalização
Planejar um ambiente já é em si uma personalização, e a introdução da XR é uma maneira de oferecer ao consumidor uma experiência de imersão total em tudo aquilo que ele sonhou e idealizou para o ambiente, antes mesmo de estar pronto. Fazendo um tour o lojista consegue demonstrar melhor como ficará o projeto finalizado, ajudando também o cliente a realizar modificações que poderiam aparecer no momento da execução do projeto.
3. Imersão
Os softwares que são usados no desenvolvimento de projetos 3D estão sendo aperfeiçoados para criar conteúdo compatível com os equipamentos para realidade virtual. Temos como exemplo o Promob, onde é possível renderizar todos os ângulos de determinado ambiente e gerar imagens 360° com formato padrão para serem utilizados nas plataformas dos tours virtuais. Além disso, também é possível projetar diretamente utilizando um headset VR. Como exemplo temos o software Twinmotion, que permite a realização de projetos imersivos.
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4. Seguindo a tendência
Empresas de outros setores apostam fortemente nessa tecnologia, de formas variadas, como em treinamentos e reuniões. Um exemplo é a farmacêutica Sanofi, com a VR ela capacita seus colaboradores apresentando os procedimentos de segurança do trabalho. Durante o treinamento é utilizado um headset de realidade virtual, onde é apresentado um vídeo imersivo de até 8 minutos, após o fim de cada sessão os trabalhadores respondem a um quiz contendo 5 perguntas, é gerado ao final um relatório que mensura as questões respondidas com os acertos e erros.
5. Investimento baixo
O investimento em XR não é alto, por mais que pareça. Para dar início nessa inovação em sua empresa serão necessários poucos itens. Como os óculos de realidade virtual, computador e software para poder gerar as imagens. Esses são os recursos básicos que a corporação deve ter para se preparar e entrar no mundo da XR.
6. Aumento na conversão de venda
O uso dessa tecnologia vem mostrando um grande aumento nas chances de fechar negócio, se comparado com as vendas padronizadas, pois alavanca a confiança do consumidor, que não vê apenas móveis e projetos em catálogo. Rori Duboff, diretora de Inovação e Estratégia da Accenture, escreveu um artigo onde mostra a mudança nos hábitos de compra dos usuários e como a XR está se tornando a nova onda do comércio digital, ela afirma que 64% das marcas líderes de consumo no mundo estão começando a investir em experiências imersivas.
7. Acesso rápido aos projetos
Com a inclusão da XR na venda de ambientes exclusivos para os seus clientes, você também permite acesso rápido aos projetos apresentados. A plataforma irá ficar armazenada na nuvem, e pode ser acessada a qualquer momento e dos mais diversos dispositivos.
Fontes: Hubi 40 , Promob, Móveis de Valor, Mercado e Consumo, Accenture