Cada vez mais, famílias em todo mundo têm adotado a tecnologia inteligente. Para que você entenda melhor esse conceito vamos a alguns exemplos: imagine que você possui um termostato que te ajuda a selecionar a temperatura certa sem que você precise estar realmente em casa. Além disso, vários alarmes inteligentes enviarão uma notificação ao seu celular caso ocorra uma enchente ou vazamento de gás em casa. Legal, não é? Agora imagine controlar luzes, eletrodomésticos e até mesmo dispositivos de segurança da sua casa dessa forma. Isso é automação residencial!
No centro da maioria dos sistemas smart disponíveis no mercado hoje está o assistente de voz, alguns dispositivos mais utilizados são Google Home, Alexa e Apple Homekit. Possuir esses dispositivos agrega valor ao imóvel e a sua qualidade de vida, indicando ser o futuro dos lares. Porém, ainda é importante avaliar as desvantagens desse modo de vida. Confira a seguir vantagens e desvantagens de se possuir uma casa inteligente.
Vantagens
- Conveniência: quem adquire dispositivos de automação residencial busca facilitar as tarefas do dia a dia e ganhar tempo para direcionar energia em atividades mais importantes. Afinal, com essa tecnologia você não precisa supervisionar seus eletrodomésticos, por exemplo. O forno irá enviar uma notificação quando o jantar estiver pronto, a cafeteira pode ser acionada a distância para que você encontre seu café pronto e fresco ao chegar. E até mesmo a geladeira pode enviar uma notificação quando estiver vazia. Você também pode estabelecer uma rotina, que será uma ação que desencadeia outras ações dentro da casa, por exemplo: ao acionar seu dispositivo por comando de voz dando “bom dia”, com a rotina estabelecida ele irá acender as luzes, repassar as noticias do dia, informações sobre o clima e iniciar seu café.
Exemplo de rotinas da Alexa: https://youtu.be/docilmnMWTA
- Economia de energia: alguns dispositivos inteligentes possuem recursos que ajudam a economizar energia em casa. Dessa forma você pode monitorar o uso de energia elétrica de sua casa com plugues inteligentes que mostram relatórios sobre o consumo energético de cada equipamento. Alguns dispositivos são tão inteligentes que podem inclusive se autodesligar quando o limite de energia for atingido. Os termostatos podem aprender sua programação e preferências de aquecimento e resfriamento, sendo configurados para se ajustar automaticamente e manter o funcionamento da casa o mais eficiente possível. Cortinas automáticas também podem ser programadas para manter a casa fresca e com luz natural na hora certa.
- Customização: devido a variedade de equipamentos e funcionalidades, você pode deixar a smart house com a sua cara, escolhendo os sistemas e aparelhos que mais se encaixam na sua rotina. Mesmo que no início seu orçamento seja menor, é possível atualizar o sistema posteriormente. No fim é uma questão de gosto e confiança.
- Valorização do imóvel: As casas inteligentes são vendidas a preços mais elevados do que as casas tradicionais. Muitas pessoas procuram conveniência e pagariam mais por isso. Nos últimos anos, cada vez mais indivíduos buscam por casas automatizadas.
- Segurança: diversos dispositivos disponíveis hoje em dia servem para manter sua casa segura. Existem, por exemplo, câmeras e sensores de portas e janelas, que te ajudam a monitorar a casa de qualquer lugar através do seu celular. Você pode configurar para receber notificações quando algum movimento for detectado e realizar uma transmissão ao vivo para verificar. Confirmar o fechamento das portas, janelas e garagens com os sensores, e caso queira abrir ou fechar basta acionar o dispositivo. Você também pode usar o modo ausente ou férias, fazendo com que os dispositivos simulem alguém em casa, ligando e desligando as luzes em um padrão aleatório, por exemplo.
Desvantagens
- Custos iniciais: os valores iniciais para transformar toda sua casa em inteligente não são muito atrativos. Estima-se que para uma casa de 100m² o custo inicial seja de R$450,00. Porém você não precisa adquirir tudo de uma vez, podendo dividir o orçamento ao longo do tempo.
- Internet: tudo depende da internet, então é necessário possuir uma conexão forte e com sinal para toda a casa. Além disso, quanto mais dispositivos conectar ao Wi-Fi mais largura de banda eles utilizarão. É importante estar preparado para isso, pois pode acontecer de você ficar com banda insuficiente para assistir a um filme, por exemplo.
- Segurança da internet: muitas pessoas temem que ao conectar todos os seus sistemas e máquinas a internet se abra margem para hackers lançarem ataques e vírus, comprometendo o sistema de segurança. Atualmente a única solução para esse problema é utilizar senhas fortes que não possam ser adivinhadas ou contornadas. Mas, ainda assim as chances de ser hackeado ou diminuir a segurança de sua casa são muito baixas.
Uma análise do futuro
Estima-se que os consumidores invistam cerca de US $ 141 Bilhões em tecnologia inteligente neste ano, gerando sistemas ainda mais inteligentes e desenvolvidos. Pode não parecer algo muito próximo para você ou uma motivação futura, mas é provável que um dia todos acabem morando em uma casa automatizada. Inclusive, algumas construtoras já estão entregando casas inteligentes a partir do solo, pois prevê-se que esta tecnologia se tornará parte integrante dos edifícios no futuro. Podemos ver que as vantagens são enormes, mesmo a parte de segurança ainda tendo que ser resolvida, afinal, muitas pessoas estão aderindo e deixando as tarefas cansativas para os dispositivos smart.
Fontes: Robotoid, Smart Home Starter, Estadão.
Imagem destacada: Unsplash