Originalmente chamado de Gamification, a gamificação é definida como a prática de empregar mecânicas de jogos em diversas áreas. Por exemplo, em negócios para melhorar a produtividade no trabalho, na área da saúde, promovendo exercícios físicos, para reforçar comportamentos positivos na sociedade e no ensino, melhorando a aprendizagem nas escolas. Então, o fundamento principal dessa prática é aumentar o engajamento e despertar a curiosidade dos usuários, atingir as recompensas são pontos cruciais para o sucesso.
Desde 2011 a gamificação não parou mais de crescer, as instituições e empresas não se perguntam mais se vale a pena tentar utilizar essa modalidade, mas sim, como eles podem usá-la da melhor maneira possível.
Pesquisa feita no Google pela Gamelearn, usando a palavra Gamification e comparando o interesse ao longo do tempo em todo o mundo.
Fonte: Gamelearn.
Diante disso, aderir a gamificação parece ser uma boa ideia não é mesmo? Confira 7 vantagens para uma empresa que trabalha esse método dentro do espaço corporativo:
1. Melhora a produtividade: Usar dinâmicas de jogos no dia a dia eleva as competências dos colaboradores, gerando um aumento da produtividade e consequentemente um ambiente de trabalho mais descontraído e colaborativo.
2. Aumenta a motivação: O próprio sistema de metas, conquistas e recompensas dentro da gamificação gera um estímulo para a motivação dos funcionários. Assim, ocorre uma melhora na produtividade de toda a organização. Após a implementação desse sistema há um aumento na satisfação e no desempenho dos funcionários.
3. Incentiva a criatividade: A partir de atividades lúdicas, existe um aumento na criatividade e comprometimento dos colaboradores. Um método muito usado pela poderosa Google.
4. Fortalece os processos de comunicação: A partir da implementação da gamificação, a comunicação interna entre os funcionários é melhorada e mais fluida.
5. Favorece o engajamento do funcionário: Os métodos dos jogos incentivam os envolvimentos dos funcionários. Ao aplicar técnicas gamificadas para sua formação, os colaboradores adquirem um maior comprometimento com a organização e seu sentimento de pertencer a equipe aumenta. Assim é mais fácil gerar uma maior identificação com o objetivo da empresa.
6. Apresenta dinâmicas inovadoras: A partir da gamificação dentro da empresa, é possível introduzir a inovação na organização.
7. Desenvolve habilidades específicas: Com a gamificação as empresas podem se concentrar em melhorar ou desenvolver habilidades específicas em suas equipes. O foco pode ser direcionado em aspectos essenciais para o progresso das áreas, como: liderança, gerenciamento de estresse, habilidades de comunicação, habilidades de negociação, entre outros.