Autor: Brainpro Tecnologia
Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, identificaram 5 vantagens do uso da realidade virtual (VR) em relação às ferramentas tradicionais de pesquisa científica para entender o comportamento humano. Foi dado o nome para os benefícios de DREAM, que quer dizer, coleta de dados, realismo, controle experimental, adaptabilidade e mobilidade – em inglês, data collection, realism, experimental control, adaptability and mobility.
Confira abaixo os 5 benefícios:
Captura de dados
São feitas medições precisas de movimentos físicos de uma forma oculta, automática e contínua, tirando a necessidade de observação humana com uso intensivo de recursos. Com a VR é possível capturar indicadores sutis de variáveis que os participantes são incapazes ou não querem verbalizar.
Realismo
Com a natureza imersiva da VR, os usuários tem uma sensação de presença. Os estímulos são capazes de fazer com que os participantes demonstrem comportamentos naturais, devido ao realismo criado pelo ambiente simulado. As respostas dos usuários podem ser amplamente irrestritas. Apesar dos gráficos gerados por computador o ambiente criado pode parecer real, sendo possível imitar elementos perceptuais e psicológicos do mundo real. Dentro desse mundo virtual é viável a criação de mundos que não seria praticável na vida real.
Controle Experimental
O estímulo feito na VR é apresentado rigorosamente no mesmo formato todas as vezes, o que garante a padronização. O controle sobre quase todas as entradas sensoriais, diminui o impacto de variáveis estranhas e ruídos na coleta de dados. É possível manipular uma variável de interesse por vez, as preocupações sobre possíveis confusões sistemáticas serão reduzidas.
Adaptabilidade
Os pesquisadores podem criar qualquer situação conforme for necessário, mesmo sendo raro ou impossível na vida real. Com a VR pode-se obter perspectivas, os participantes conseguem virtualmente andar no lugar de outra pessoa. A criação de cenários perigosos ou prejudiciais podem ser feitos, sem colocar os participantes em risco.
Mobilidade
Com o experimento baseado em VR pronto, ele pode ser replicado diretamente em qualquer lugar, incluindo ambientes e populações difíceis de alcançar. Não é necessário ficar limitado no espaço físico do laboratório ou clínica para realizar as pesquisas embasadas em VR.
Fonte: Psychology Today
Confira mais conteúdos sobre Realidade Virtual no Blog da Brainpro clicando aqui.